domingo, 2 de outubro de 2011

DE PELOTAS (RS) ATÉ FORTALEZA (CE) - 2005

(ANTES DESTA VIAGEM VENDEMOS O "TCHÊ")

Dia 23/04/2005 saímos de casa, no motor home,levando uma moto Biz e duas bicicletas, para uma viagem pela Costa do Brasil com destino a Fortaleza no Ceará.
Foram 218 dias até nosso retorno.
Fomos sempre pelo litoral. Estivemos em 399 praias. Cada qual mais linda. Desde as mais badaladas como Porto de Galinhas, Pipa, Gunga, Forte, Francês, Boa Viagem, Canoa Quebrada, até lugares que nem nome tem, mas são verdadeiros PARAÍSOS.




































verdadeiro paraíso que nem nome tem - ficamos vários dias entre os coqueiros



A diversidade por esse Brasil afora é imensa. Tem horas em que até parece que estamos num outro mundo.

Em
Florianópolis, estacionamos em frente a casa de nossos amigos Roberto e Denise, na praia da Armação, nossa velha conhecida e ficamos percorrendo a ilha, com suas praias, por 10 dias. Fizemos grandes trilhas e muitos Km na Biz que levamos junto.


Praia da Armação




nossos amigos Roberto e Denise



Em Camboriú, estivemos por 10 dias. Conseguimos um terreno para ficar, a uma quadra da praia e perto do apartamento do Dilson.
Também estava morando por lá, nesta época, nossa sobrinha Alessandra.
Os quatro juntos, fizemos muitos passeios.
Visitamos todas as praias próximas. Andamos no teleférico para a Praia de Laranjeiras e estivemos em Itajaí.
A Isa (companheira do Dilson) não pode nos acompanhar. Seus horários de trabalho não permitiam.



Alessandra, nós, Dilson e Isa



Em Santa Cruz Crabália (BA), onde Cabral chegou ao Brasil com suas caravelas, ficamos no Camping CCB. Lá fizemos amizade com o Ivan e a Márcia, um casal muito simpático e juntos íamos todas as noites para a Passarela do Álcool em Porto Seguro.



Márcia, Ivan, Francisco e Eu



Cabral soube escolher um lugar bonito para aportar

Em Feira de Santana (BA) morava minha irmã Conceição, meu cunhado Clóvis e os sobrinhos Karina, Daniele e Clóvis Jr.
Ficamos 9 dias por lá conhecendo os arredores e depois fomos para Salvador (Camping Municipal de Itapoã) por mais 6 dias, onde participamos da festa de 80 anos da mãe Marina, que estava visitando a baianada.



 
Clóvis, Conceição, Francisco, Eu ,Tami ,Clóvis Jr ,Vó Marina, Karina e Daniele



Ainda em Salvador, tivemos o prazer de rever o Pelotense Valdir, nosso amigo, que está radicado na Bahia a vários anos. Na ocasião ficamos conhecendo a Eliene, sua cara metade. Daí já nos reunimos para bebemorar. A Eliene nos ensinou a fazer uma caipirósca de cajú que é uma delícia. Ficamos fãs.


 Valdir, Francisco, Eliene e Eu


   
Em Aracajú, na Praia de Atalaia, ficamos no CCB. Encontramos uns gaúchos num motor home. São da região de Novo Hamburgo. Enor, Mariana e o filhinho de 9 meses Gustavo, além do cunhado Adão.


Adão, Enor, Mariana, Gustavo, Eu(Iara) e Francisco


É incrível a quantidade de micos que tem por todo o Nordeste. Entram no motor home atrás de comida e carregam qualquer coisa que estaja a mão. Sobem no teto e correm de um lado para o outro. Dávamos banana em rodelas pra eles. Vem pegar na mão da gente. Estão sempre por perto.



 micos no Camping CCB


No estado de Alagoas, na Barra de São Miguel, encontramos um terreno vazio na orla da Praia do Niquim. Já fizemos ali nosso pátio.
Fizemos amizade com o Miguel e a Clair que estavam veraniando em um apartamento de frente  para o mar (nossos vizinhos). A vista lá do alto (2º andar) é maravilhosa.  



Praia do Niquim vista do apto do Miguel



Miguel,Clair, Eu e Francisco  


Em Pernambuco, uns 6 Km antes de Porto de Galinhas, fica a Praia de Muro Alto. Na estrada tem o Posto de Combustível do Fred, que já nos haviam recomendado para ficar com o motor home. Chegando lá, nos apresentamos e em pouquíssimo tempo, depois de uns papos, até parecia que já nos conhecíamos de longa data. O Fred é uma destas pessoas que estão sempre prontas para ajudar. O Posto dele é um luxo. Ficamos muito bem acomodados. Numa das noites que lá ficamos, fizemos uma janta onde tivemos o prazer de contar com a presença da Eloisa, esposa do Fred e Dona Angelina (sogra).


  Dona Angelina, Eloisa, Fred, Eu e Francisco


Na Paraíba, quando íamos para João Pessoa, demos carona para um rapaz que nos recomendou darmos uma chegada na Praia de Jacaré, na estrada para o Cabedelo, para assistirmos ao famoso Pôr do Sol ao som do Bolero de Ravel.
Fomos até lá, assistimos ao show, adoramos e acabamos ficando 4 dias, na praça do lugarejo. Lá pelas 16 horas, começavam a chegar todo tipo de tranporte, trazendo turistas, que lotavam os bares e restaurantes para assistirem ao show (como dizem aqui: ver e ouvir o sol se pôr).
Nós aprontávamos nosso chimarrão e íamos sentar na margem do rio, para admirar o espetáculo do barquinho deslizando nas águas calmas, enquanto o som do Bolero de Ravel invadia nossos sentidos. Realmente um espetáculo imperdível.


Pôr do Sol ao som do Bolero de Ravel na Praia do Jacaré



Quando estávamos no Posto do Fred, conhecemos o Ronaldo que mora em João Pessoa e também tem um motor home. Nos disse que quando chegássemos na cidade deveríamos ligar pra ele, que iria nos encontrar para levarnos até o CCB, na Ponta do Seixas.
Só que fomos direto para a Praia do Jacaré e os dias foram se passando e a gente só curtindo aquela tranquilidade. Depois de uns 5 dias, ligamos. Ele e a Sônia apareceram de moto e ficaram para curtir o pôr do sol.
Queriam que fôssemos ficar na casa deles. Gente finíssima. Depois de mais uns dias fomos para o CCB. Ficamos mais uma semana em João Pessoa para esperar que a maré baixa nos permitesse ir visitar a Ilha de Areia Vermelha que só aparece por algumas horas, quando a maré assim o permite.
Nem preciso dizer que o Ronaldo e a Sônia foram com a gente. Andávamos para todos os lados juntos. Visitamos várias praias e conhecemos a culinária local.


no camping CCB, eu, Francisco, Ronaldo, irmã do Ronaldo Iara, Sônia e a outra irmã Ivone


 
  Ilha de Areia Vermelha  


Em Fortaleza, conhecemos o Paulo (gaúcho) que estava morando em uma camper, com sua companheira cearense Solange. Eles passavam a noite, estacionados nba mesma praça onde ficávamos. A tardinha nos juntávamos para uma caipirinha e um papo gostoso.


 Paulo, Solange, eu e Francisco


Voltamos pelo interior. Em Brasília, estivemos com nossa afilhada e sobrinha Patrícia, que nos levou para conhecer lugares lindos de nossa capital.

Eu, Francisco, Pat e suas amigas


Ao chegarmos ao Rio Grande do Sul, entrando em Gramado, tivemos o prazer de rever nossos amigos de Pelotas, Alencar e Zuleika que foram até lá de trailer para nos receber na volta aos pagos.
Juntos fizemos muitos passeios por Gramado e Canela. Visitamos o Mini-Mundo, Mundo a Vapor, Cascata do Caracol, Natal Luz, etc.

         
 Francisco, eu, Zuleika e Alencar


Depois que o Alencar prosseguiu sua viagem, fomos  passar uns dias na casa do Enor (que fizemos amizade em Aracajú), próximo de Gramado. A casa deles é num sítio. Um lugar super tranquilo. Comemos um churrasco de cabrito espetacular.

Gustavo, Enor, Mariana, eu e Francisco 



Queríamos ir até Porto Alegre, nossa capital, para ver nossa filha Taís. Só que de motor home é difícel estacionar onde ela mora. O Enor nos fez o grande favor de emprestar o carro para irmos.
Pudemos assim rever a Taís. Almoçamos com ela e a tarde retornamos ao sítio do Enor.


Taís na entrada da casa em Porto Alegre


Como já mencionei, voltamos pelo interior:
  • Chapada Diamantina, na Bahia
 
 
 
  • Brasília
 
  
 
  • Caldas Novas
 
  


  • Rio Quente
 
 
 
  • Gramado
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário